Esta é uma forma, de medicina alternativa, baseada na idéia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representando no pavilhão auricular, a parte externa da orelha. Então, uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo(orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O têrmo se refere a uma modalidade de reflexoterapia, não deve ser confundido com a Auriculopuntura, especialidade da acupuntura.
No Brasil, onde vem se desenvolvendo um sistema próprio de experimentação no instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia, essa técnica é aprendida e utilizada por terapeutas e profissionais de acupuntura associada ou não à então denominada acupuntura sistêmica.
A auriculoterapia têm, desde tempos remotos, relatos de seu uso em vários casos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, em seu livro "Geração" relata curas de impotência sexual com pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam tratamentos semelhantes para diversas doenças.
A Auriculoterapia se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimentos dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.
Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permanentes que podem permanecer por até 5 dias.
São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.
O mapa auricular é um desenho, foto ou réplica trimendisional na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas, associados à escolas de origem (chinesa, francesa, etc) e experiência clínica acumulada variando o número de pontos mas com poucas divergências essenciais. O padrão é sempre o mesmo e na auriculoterapia têm como referência a visualização do feto invertido intra-útero identificada por Paul Nogier nos mapas tradicionais. Quer experimentar? Aproveite a oferta do www.baixadamais.com.br e tire suas próprias conclusões....
Nenhum comentário:
Postar um comentário